domingo, 9 de agosto de 2009

Finalmente passei !!! CSQ em mãos!!!

Amigos que seguem meu blog, é com grande prazer que comunico que passei na entrevista, do consulado do Quebec!!! Estou com meu CSQ em mãos, e ainda passei como francófono, para quem não sabe francófono é aquela pessoa que ja fala francês.
Sei que ainda falta muito para eu adquirir a tão sonhada fluência, apesar de já me comunicar e manter um pequeno diálogo ainda falta muito pela frente.
Agora começa a fase do processo federal, preciso juntar a documentação brasielira e a americana, pois morei lá quase quatro anos, já começou a me dar dor de cabeça, sei que vai demorar um pouco mais pois leva quase dois meses pra essa documentação chegar aqui no Brasil mas acho que lá pra julho do ano que vem estou chegando em Montreal se Deus quiser!!
Aqui faço um pequeno balanço, sei que o processo todo não terminou mas falta uns 5% do total,,,,, agora o tempo é fundamental..... só devo esperar...... .
Parece que foi ontem que começei as aulas de francês aos sábados, depois fui pra École onde conheci meus professores e a Catherine,,, pessoas maravilhosas que me ajudaram neste começo. As vezes não tinha cabeça pra enfrentar as aulas, stressado, nervoso com o dia a dia, mas mesmo assim continuei... firme, pois tenho um propósito de voltar a viver em um país que eu acho que vale a pena..... .
Amo o Brasil mas acho que pela minha condição pessoal, tenho necessidade viver em outra civilização que não a minha, isso não quer dizer que eu não ame as pessoas que eu vivo aqui no Brasil, aqui aprendi muiiiiitooooo e se não tivesse voltado dos Estados Unidos não teria a maturidade emocional e pscicológica que tenho hoje.
Nos Estados Unidos deixei amigos maravilhosos, sei que falta ainda muito pra viver mas vivi dias maravilhosos em NYC e NJ, dias de muito trabalho é verdade mas algo que sentia que fazia parte,,,, amo amo amo aquela cidade,,,,,,, .
Aqui fica tambem o meu saudosismo com um lugar que fez parte da minha vida durante 3 anos, o Alfama Restaurant onde trabalhei em NYC,,, ele fechou na semana passada após dez anos de muito charme, elegância e referencia em NY de fine portuguese dining.
Amigos até o próximo post..... A bientot.....

2 comentários:

Antonio e Paty disse...

Olá Carlos
Eu não tive problemas para pegar as digitais na PF, mas fiz isso com muita antecedência. Eu dei entrada no processo de Québec em julho do ano passado e antes disso já tinha ido a PF para pegar minhas digitais. Não solicitaram nenhuma carta do consulado canadense e também não cobraram pelo serviço. Depois de colher as digitais, preenchi a ficha e mandei por Sedex para o FBI, juntamente com o número do cartão de crédito para descontarem o valor do documento. Depois de uns 2/3 meses recebi tudo em casa, numa boa. Tive um pouco mais de trabalho para pegar o antecedente de Massachussets, onde morei, mas uma pessoa que conheço e que mora lá me ajudou. Pagou a taxa para mim e me encaminhou o documento.
Não sei como ajudá-lo, mas acredito que você possa mandar um e-mail para o consulado solicitando a tal carta. Se a PF está pedindo agora, provavelmente o consulado já teve a mesma solicitação antes.
Um abraço

Manu disse...

Parabens!!! Boa sorte no restante do processo! =)