quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atraso no Processamento de Pedidos de Imigração no Brasil

Já há um tempo quero escrever um posto sobre esse assunto mas alguma coisa ou outra enfim, acho que devo utilizar meu blog como divã agora, porque preciso encontrar razões da demora do processamento dos pedidos, será que é normal?, enfim o processo todo dura 10 meses mas sempre eles mandaram bem antes ou no máximo no sétimo mês enfim mas há relatos de algumas pessoas que receberam no décimo mês.
A quantidade de pensamento conflitantes que invadem minha mente agora é enorme, sei que me precipitei em deixar meu trabalho em julho mas dando tudo certo de receber até final de setembro, estou tirando um tempo de descanso da mente e do corpo para recomeçar a vida novamente. Consegui ser mandado embora com todos os meus direitos e isso vai me ajudar a me preparar melhor para a ida.
Esse tempo ocioso está me levando a loucura, pasmem ainda fiz algumas entrevistas neste mês que estou na espera, a verdade é que a incerteza nos leva a fazer qualquer coisa, inclusive a ter um plano B se caso tudo dê errado mas enfim tenho fé no nosso Senhor que tudo vai dar certo.
Agora preciso focar na minha ida e mentalizar já a minha adaptação no Canadá, de certa forma não tive uma boa experiência em 2006, tentei ficar na Europa conseguindo um contrato de trabalho pois após retornar dos Estados Unidos em 2004 não conseguia me adaptar mais a mentalidade do Brasileiro e acho que isso que me motivou a querer emigrar de novo.
Em 2006 tentei emigrar pra Europa trabalhando para um empresa em Madrid mas tudo deu errado e percebi o engano de ficar naquele continente, hoje temos provas evidentes da crise mundial e principalmente Portugal, Espanha e Grécia sem falar no desemprego no resto do Continente. Aqueles foram dias de muita angústia ao perceber que dei o passo errado e tinha que me virar com pouca grana e o país não oferecia muito mesmo eu falando o espanhol já e o inglês fluente.
Me chocou tambem a cultura do povo espanhol, tinha outra idéia, do Brasil tudo parece flores, quando cheguei me deparei com a discriminação e a grosseria e ignorância do povo espanhol enfim para quem morou nos States e no Brasil aquilo foi um choque muito grande, então decidi voltar.
Precisava então de um outro plano e começei a estudar outras alternativas, poderia ter ido a muito tempo se soubesse o que o Canadá oferece para o imigrante.
Por isso as vezes esse tempo ocioso eh ruim porque começo a pensar se tudo realmente vai dar certo e se todo esse esforço de vida, em investir tudo novamente para um propósito de emigrar para uma sociedade mais justa e mais livre.
Acho que tudo tende a dar certo pois o que procuro não é muito dinheiro e sim estar em uma sociedade mais igualitária no sentido de que eu posso ter acesso a coisas que aqui no Brasil são artigos de luxo ou mesmo a estar entre pessoas não diria intelectualmente mais desenvolvidas pois no Brasil tem gente muito capaz, o que me faz imigrar seja o respeito que a sociedade tem pelos seus cidadãos e o retorno do que pagamos ao governo em coisas que podemos perceber no dia a dia, o resto eu consigoooooooo!!!!!!!
Já enfrentei muitas barras nessa vida, inclusive chegar nos states em 2000 sem muita grana e já arrumar trabalho em uma Churrascaria Brasileira logo de cara, me lembro de chegar em casa a noite em NJ os pés cheios de calos e bolhas, entrar dentro da banheira e chorar, chorar muito de saudade do Brasil, de sofrimento sem saber se aquele esforço de survival job valeria a pena mas uma coisa aprendi, mesmo com as longas jornadas de trabalho e muito esforço nos states tudo valeu a pena!!! Amadureci muito como pessoa e como profissional, e todo trabalho seja ele qual for é digno, e dignifica o ser humano.
Por isso não tenho medo de survival job, lógico que meu sonho é trabalhar pro serviço público no Canadá mas isso soh com a cidadania mas eu chego lá, até lá eu vou procurar dar o meu melhor e sei dos desafios que vou ter que enfrentar novamente mas hoje caiu a ficha de que agora sei como reunir forças para o recomeço pois sempre digo que quando imigramos construimos as coiasas lentamente, temos que aprender tudo de novo, a andar, a comer, e encontrar um novo eu, uma nova identidade agregando com todas as experiências que já vivemos e carregamos conosco.
Bom esse post é um pouco de desabafo, para os que fazem terapia sabem que nem sempre o psicoterapeuta nos diz o caminho onde devemos seguir ele simplismente nos leva a ter o insight, ai alguem me pergunta como assim? Acho que quando não temos respostas para certas perguntas devemos perguntar ao nosso intímo, e com certeza ele nos responde, hoje tive esse insight!!! O Antigo sentimento humano de sobrevivência nos leva a todos a termos a experiência de sobrepor aos problemas, mesmo que eles nos levem a exaustão, nos façam sofrer, chorar mas no final, só os que realmente passaram pelas dificuldades sentem o gostinho da perseverança.
Abraço a todos e boa sorte nos processos!!!

4 comentários:

Nicole disse...

Carlos,
Tenho a sensação que tudo acontece por uma razão. Vou te dizer que se eu estivesse indo para o Canada daqui 1 semana, como tinha planejado muitos meses antes, muita coisa boa não estaria acontecendo na minha vida... Isso não quer dizer que meus planos de imigrar foram por água abaixo, mas estou dando valor para coisas que nunca tinha percebido antes e tenho certeza que vou valorizar ainda mais as pequenas coisas quando finalmente imigrar.
Eu escrevi um post, ou melhor, vários, de desabafo e confesso que muitas vezes quero repetir tudo o que eu já disse em outro post. Meu aviso vence semana que vem e não sei o que farei da minha vida... Estou bem perdida, ainda torcendo para esses exames chegarem assim que vencer meu aviso... Enfim, o que eu estou fazendo é ir vivendo minha vida a cada dia, curtindo as coisas simples, as pessoas de quem eu gosto, fazendo o que eu gosto. Acredito que quando eu menos esperar esses exames estarão na minha porta e na de todo mundo que está nesse "sofrimento".
Vamos seguindo em frente que ainda tem muita coisa boa por acontecer !
Abraços

Beta Takaki disse...

Carlos! Obrigadissima pelo alerta!
Na nossa procuracao tem tudo explicadinho e o rapaz do tabelionado disse que servia para qualquer banco. Bom, so vamos saber mesmo se precisarmos usar. Nao vamos deixar nada em banco por aqui, mas nunca se sabe, ne! Obrigada mesmo pela dica!

Aproveitando o teu recado... chegasse a ver nosso post sobre como levar dinheiro para o Canada? Vamos transferir tudo de nossa conta do real/santander para o desjardins e lá eu especifico os documentos necessarios para fazer uma ordem de pagamento. Tu poderias da uma olhada e dizer se é isto mesmo?? Obrigada desde ja mais uma vez! =D
Abraços! Beta e Mitsuo

Beta Takaki disse...

Na procuracao diz que sao plenos poderes, mas ela especifica que plenos poderes sao esses... eh um textinho de 2 paginas. =P

Ei... tu podes ver o bixo da transferencia bancaria que eu te falei do post da gente?? kkkk. Eh o primeiro post... ta no comecinho o que escrevemos sobre o banco real e desjardins... valeuuu! =D
Beta.

Conexão Torrica à Montréal disse...

Hi there!
Estamos com um sentimento parecido com o seu...ainda na espera do pedido de exames e eu jurava que à essa época estaríamos cansados de estar em MTL, mas Deus tem planos pra nós e não adianta ficarmos ansiosos.
Estamos procurando estudar muito pra chegar lá o mais preparado possível, mas tbm aproveitando o tempo pra curtir os q estão aqui...fazendo uma coisa q nem pensava antes: trabalho voluntário na igreja católica....o mundo dá voltas...e o processo dá um nó na cuca...rsrs
Bonne chance!

T&G